segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Semana da Criança II

No dia 14/10/2009 (Quarta-feira) foi a comemoração do "Dia das Crianças" na Creche "Anjinhos" no Crentro Comunitário Franco Rossetti, para este dia foi preparado uma pequena lembrancinha que era um pirulito com bisnaga, lingua-de-sogra e eu acrescentei um bombom, para enfeitar estes doces, confeccionei umas carinhas para colar no pirulito e as outras coisas amarrei junto.
Neste mesmo dia, disponibilizaram um pula-pula para as crianças e houve também um bolo e a comemoração seguiu o dia todo.

Vejam as fotos:



Molde da carinha, eu fiz um e depois xeroquei o resto.








sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Palestra Dr. Içami Tiba

Quem trabalha com educação sabe que o Dr. Içami Tiba é um referencial nos estudos que dizem respeito a família e consequantemente na educação.


Recebi no meu e-mail alguns tópicos de uma palestra dele e achei que devia publicar no blog, alguns tópicos são um pouco fortes mas Leiam com atenção e depois reflitam!


Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/09.



1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório.
Filho é para sempre.


2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...


3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.


4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.


5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem.
Conhecer camisinha e não usar, significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.


6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.


7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer. 8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.


9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.


10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.


11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.


12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo' .


13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.


14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.


15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.


16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.


17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.


18. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.


19. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.


20. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.


21. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.


22. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.


23. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.


24. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.


25. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam
controlar e ensinar a gastar.



Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

OS SETE PECADOS CAPITAIS DOS EDUCADORES (Augusto Cury)


1)- Corrigir publicamente: Jamais deveria expor o defeito de uma pessoa, por pior que ela seja, diante dos outros. Valorizar mais a pessoa que erra do que o erro da pessoa.
2)- Expressar autoridade com agressividade: Os que impõem sua autoridade são os que têm receio das suas próprias fragilidades. Para que se tenha êxito na educação, é preciso considerar que o diálogo é uma ferramenta educacional insubstituível.
3)- Ser excessivamente crítico: obstruir a infância da criança. Os fracos condenam, os fortes compreendem, os fracos julgam, os fortes perdoam. Os fracos impõem suas idéias à força, os fortes as expõem com afeto e segurança.
4)- Punir quando estiver irado e colocar limites sem dar explicações: A maturidade de uma pessoa é revelada pela forma inteligente com que ela corrige alguém. Jamais coloque limites sem dar explicações. Use primeiro o silêncio e depois as idéias. Diga o quanto ele é importante, antes de apontar-lhe o defeito. Ele acolherá melhor suas observações e o amará para sempre.
5)- Ser impaciente e desistir de educar: É preciso compreender que, por trás de cada jovem arredio, agressivo, há uma criança que precisa de afeto. Todos queremos educar jovens dóceis, mas são os que nos frustram que testam nossa qualidade de educadores. São os filhos complicados que testam a grandeza do nosso amor.
6)- Não cumprir com a palavra: As relações sociais são um contrato assinado no palco da vida. Não quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os educandos. Cumpra o que prometer. A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.
7)- Destruir a esperança e os sonhos: A maior falha que podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens. Sem esperança não há estradas, sem sonhos não há motivação para caminhar. O mundo pode desabar sobre uma pessoa, ela pode ter perdido tudo na vida, mas, se tem esperança e sonhos, ela tem brilho nos olhos e alegria na alma.

Semana da Criança 1

Na sexta-feira dia 09 de outubro de 2009, eu havia preparado uma surpresa aos meus alunos, comprei para eles uns brinquedinhos para eles comemorarem o "Dia da Criança", porém, neste dia compareceu a creche somente quatro alunos em minha turma, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs, no entanto decidi entregar às crianças os seus presentes.

Na terça-feira dia 13 de outubro de 2009, eu distribui aos restantes os seus presentes. Na hora da entrega fiz uma pequena dinâmica com o nome das crianças, primeiro eu pedia para que os alunos encontrassem o presente com seu nome, e depois separava quatro presentes e os embaralhava, e pedia novamente para que o aluno descobrisse qual é o seu presente, ao final pedia a confirmação dos colegas entregava o presente e tirava foto.

Os meninos ganharam carrinho e as meninas ganharam um joguinho de boneca e banheira.
Eles adoraram. Segue abaixo as fotos:



Mesa dos presentes


João Vitor mostrando o seu presente


Wemerson tirando foto comigo

Os quatro alunos que foram na sexta (09/10/09)

Eu e Jaiane na terça-feira (13/10/2009)
e abaixo eu e Vanessa no mesmo dia

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Atividades Rotineiras

Na quarta-feira (30/09/09) após a execução de uma tarefa em sala, levei as crianças para o pátio para fazer recreação, com o intuito de desenvolver a coordenação motora da criança, nesse momento o aluno Wallas Trindade que participa do projeto "Criança Feliz" do Centro Comunitário Franco Rossetti, se dispôs a ajudar e assim brincar com as crianças.
Primeiramente eles brincaram de "pique-pega", depois as crianças brincaram imitando "cachorrinho" e por fim de "passa o anel".
Foi bem divertido e as crianças amaram. Agradeço também a ajuda de Wallas Trindade nas brincadeiras.

Segue as fotos com as legendas.








Wallas e as crianças (fazendo pose)



Crianças imitando "Cachorrinho"





Eu e as crianças

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Primavera

Comemorando o início da primavera, as crianças fizeram uma atividade do Dia da Árvore, onde relatei a importancia da natureza dos animais e das plantas, seguindo no contexto falamos também sobre a primavera e as suas características, desenhei em uma faixa uma grama com caules de flores e depois, juntamente com os alunos, desenhamos as flores com tinta guache e algodão. Para ficar mais bonito acrescentei algumas borboletas.



Em outro dia, entreguei aos alunos uma atividade em que eles tinham que colar o caule das flores, que era de canudinho, ficou lindo e as crianças amaram.







Segue as atividades e os moldes

















quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Projeto Pátria







Para desenvolver o projeto Pátria, que começou no dia do soldado, trabalhei a idéia de patriotismo com as crianças, pintura da Bandeira Nacional, músicas, hinos, confecção de chapéu de jornal, e ao final do projeto entreguei as crianças um desenho e também entreguei a elas os chapéus confeccionados. Foi muito bom!!!



Bem Vindos

Este blog tem o objetivo de expor as minhas atividades como educadora.

  • Meu nome é Gracielle, moro em Pedro Canário/ES e sou professora da rede Municipal, atualmente trabalho na Creche Anjinhos no Centro Comunitário Franco Rossetti onde leciono para crianças de 4 anos.